Arte Abstrata
|

Arte abstrata, você sabe o que é?

O abstracionismo foi um movimento artístico que teve um grande impacto na história da arte. Diferente das correntes artísticas anteriores, a arte abstrata permitiu que os artistas tivessem uma maior liberdade em suas obras, sem a necessidade de buscar representar a realidade de forma concreta.

A arte abstrata se baseia na utilização de formas, linhas e cores que não representam o mundo real. Ela explora as emoções de maneira livre, fazendo com que algumas obras tenham diversas interpretações e significados para quem as observa.

Ao longo deste texto, você poderá conhecer mais sobre o que é arte abstrata, qual a sua origem e as suas principais características. Acompanhe para se aprofundar nesse universo fascinante da arte!

O que é arte abstrata?

A arte abstrata, também chamada de abstracionismo, é um movimento que teve origem no início do século XX. Esse movimento das artes plásticas veio para romper a tradição de retratar fielmente a realidade nas obras, o que era muito comum na época.

Com o passar do tempo, o abstracionismo foi se consolidando e conquistando um espaço cada vez maior no cenário artístico. Isso porque os artistas abstracionistas sentiam-se cada vez mais livres para experimentar e utilizar a intuição em suas obras, sem se prenderem a técnicas ou estilos tradicionais.

Qual é a principal característica da arte abstrata?

Uma das principais características da arte abstrata está na ausência da representação figurativa. Ao contrário de alguns estilos tradicionais que representam paisagens, pessoas e objetos de forma realista, o abstracionismo explora as cores, formas e texturas de maneira livre e subjetiva.

Esse estilo de arte é uma forma dos artistas compartilharem suas emoções e a sua visão sobre o mundo. De forma geral, eles utilizam técnicas improvisadas e inovadoras ao longo de todo o processo criativo, buscando um resultado com efeitos únicos para surpreender o público.

A relação entre a música e arte abstrata também é uma das suas características. O artista russo Wassily Kandinsky, que também era músico, se inspirou em acordes musicais para produzir as suas obras. Essa sua perspectiva da ligação entre a música e as cores, foi um dos motivos do seu grande sucesso.

“A cor é o teclado, os olhos são as harmonias, a alma é o piano com muitas cordas. O artista é a mão que toca, tocando uma tecla ou outra, para causar vibrações na alma” – Wassily Kandinsky

Quais são os tipos de arte abstrata?

A arte abstrata pode ser dividida em duas correntes: o abstracionismo informal e o abstracionismo geométrico. Elas apresentam algumas diferenças em relação ao estilo e técnica. Abaixo falaremos sobre cada uma delas. Confira!

Abstracionismo informal

Também chamado de lírico ou expressivo, o abstracionismo informal valoriza a liberdade artística, a intuição e o sentimentalismo para construir uma arte. Ele é influenciado pelo expressionismo, um outro movimento artístico que entende que a realidade também é subjetiva.

As obras com esse estilo de arte são compostas por cores vibrantes e formas feitas livremente, buscando transmitir sensações intensas ao público. Um dos principais representantes do abstracionismo informal foi Wassily Kandinsky.

Abstracionismo geométrico

Com forte influência do cubismo e do futurismo, o abstracionismo geométrico se caracteriza pelo uso de cores vibrantes, formas e linhas, de modo que a composição final represente apenas um conceito geométrico. O pintor holandês Piet Mondrian, foi um dos principais nomes da arte abstrata geométrica.

Quais os principais artistas do abstracionismo?

A arte abstrata permite aos artistas explorar uma ampla variedade de técnicas e estilos, resultando em obras muito diferentes umas das outras. Por isso, apesar de alguns artistas serem reconhecidos por esse movimento, as suas obras podem ser extremamente diversas em termos de formas, cores, texturas e composições.

Essa liberdade artística permite que os artistas abstratos expressem sua individualidade e sua criatividade de forma única. Entre os principais artistas do abstracionismo, podemos citar:

Wassily Kandinsky

Nascido na Rússia em 1866, acredita-se que Wassily Kandinsky foi o pioneiro da arte abstrata. Através das suas obras, como Primeira Aquarela Abstrata (1910), o artista demonstrou crescente tendência ao abstracionismo em suas pinturas.

Piet Mondrian

Piet Mondrian foi um pintor holandês que criou o movimento artístico chamado neoplasticismo, relacionado ao abstracionismo. As suas obras mais conhecidas tinham como principais características linhas pretas retas com quadrados e retângulos em cores vibrantes.

Paul Klee

Paul Klee foi um pintor considerado um dos mais criativos do expressionismo. Ele apresentava obras que tinham tendências do surrealismo e expressionismo. Ao lado de Kandinsky, ele é considerado um dos pioneiros da arte abstrata.

Jackson Pollock

O pintor norte-americano Jackson Pollock foi uma referência na técnica dripping (gotejamento, em português). Ele se tornou conhecido por suas pinturas abstratas expressionistas e sua técnica inovadora, fazendo com que ele se tornasse um dos principais nomes do expressionismo abstrato.

Kazimir Malevich

Nascido em 1879, Kazimir Malevich foi um importante pintor abstrato russo. Ele foi um dos pioneiros na divulgação do abstracionismo e o criador do movimento Suprematismo. Uma de suas obras mais famosas é o Quadrado Preto (1913).

Conforme pudemos observar ao longo do texto, a arte abstrata é capaz de transmitir sensações e emoções únicas para cada pessoa que a contempla. É justamente esse motivo que as obras abstratas se tornam tão especiais e únicas. 

Os quadros abstratos são exemplos de como essa arte pode ser surpreendente e cativante. Com traços e formas abstratas, eles são capazes de criar em sua casa um ambiente envolvente e transmitir uma infinidade de sensações e emoções.

Aproveite para conhecer todas as opções de quadros abstratos que você encontra disponíveis na Go Quadros!

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *