Painel com fotos: veja como montar para sua decoração
Se você imagina que para deixar um ambiente com uma decoração mais personalizada e moderna é necessário muitas transformações ou até mesmo gastar valores altos com objetos, móveis ou reforma, saiba que existe uma opção mais prática, que faz menos sujeira e muito em conta.
Estamos falando de criar um painel com fotos. Esse tipo de decoração traz um toque pessoal ao ambiente, já que com ele, você pode acrescentar imagens que tenham significado ou representem alguma memória afetiva.
Fotografias de momentos específicos, pessoas ou lugares são muito usados em casas ou escritórios ainda hoje, ou seja, não é exatamente uma decoração inovadora, porém, em tempos de tanta tecnologia, fotos com filtros e que são facilmente esquecidas, montar um painel com fotografias escolhidas a dedo e que tenham um toque emocional, pode se tornar uma celebração a momentos inesquecíveis que merecem ser eternizados. Confira agora, algumas dicas de como criar o seu painel com fotos:
Ideias para montar um painel com fotos:
Criar um painel com fotos é uma oportunidade de soltar a criatividade e adicionar o seu toque pessoal à decoração. O mais interessante desse tipo de conjunto, é que ele funciona para qualquer ambiente e você pode adicionar diferentes tipos de inspirações e referências de estilos, montando algo que converse melhor com a estética que já existe no local.
Antes de criar o seu, leve em consideração os seguintes pontos e não erre no momento de montar um painel harmônico:
- Qual local da casa você pretende montar o seu painel?: Caso o painel seja montado na cozinha, as fotos pedem uma moldura com proteção de vidro, por exemplo, para evitar que fiquem sujas ou engorduradas.
- Qual será o tamanho do painel com fotos?: Veja quanto de espaço o seu painel com fotos irá precisar e não se esqueça de levar em consideração a medida das molduras também.
- Quais fotos irão compor o painel?: Selecione as fotos que mais gosta para a construção do painel, porém, se quiser deixar tudo mais moderno e harmônico, tente seguir um mesmo padrão estético para as fotos. Por exemplo: um painel apenas com fotografias em preto e branco.
Agora, confira algumas sugestões que podem te inspirar:
1. Clean e desalinhado:
Para montar um painel mais minimalista e clean, opte por molduras mais claras e imagens com uma paleta de cores mais opacas, neutras ou claras. Nesse caso, você pode organizar seu painel da seguinte forma:
- Fotografias pessoais: pode ser de viagens, paisagens, selfies, abstratas;
- Imagens ou fotografias famosas: fotos de outros fotógrafos, artes gráficas, colagens;
- Mesclar fotos do seu próprio acervo com outras imagens: criar uma mistura dessas duas opções.
Como esse é um painel mais simples, sem muitos adornos nas molduras ou cores vibrantes, uma dica é pendurá-los em uma parede, próximos uns dos outros para que sejam vistos como uma coisa só, mas fazer de forma desalinhada, ou seja, alterar fotos maiores com outras menores, o mesmo vale para as molduras e tentar não colocá-los em uma linha reta. Instale-os em alturas diferentes em relação uns aos outros.
A ideia é justamente quebrar um pouco a seriedade das fotos, trazer mais dinamismo e chamar a atenção para o painel, como um ponto focal do ambiente em questão.
2. Alinhado e estratégico:
Essa segunda dica é totalmente oposta em relação à primeira sugestão. Enquanto na ideia anterior, o foco era deixar tudo clean e desalinhado, aqui o estilo minimalista permanece, mas agora com um alinhamento estratégico. Saiba como:
- Selecione as suas fotos, porém, todas com o mesmo tamanho e mesma moldura;
- Quando for pendurar os quadros que irão compor o painel de fotos, instalar um do lado do outro e bem alinhados.
- Esse tipo de painel combina super bem em escritórios, salas de reunião ou até mesmo como uma forma de decorar a cabeceira da cama.
É um painel estratégico, porque ele vem com o objetivo de trazer a ideia de organização, atenção aos detalhes e seriedade, como se o ambiente transmitisse a sensação de ser um espaço no qual tudo, incluindo a decoração, tem uma razão e uma lógica a serem seguidas. Sem contar a elegância.
3. Fotos suspensas:
Essa dica é para quebrar um pouco a tradicional maneira de instalação de painéis com fotos. Para criar uma decoração criativa, que tal criar um painel suspenso? Vamos explicar como funciona:
- Instale uma barra de ferro ou madeira (nada muito grosso), como se fosse um varão de cortina na parede em que você pretende fazer o painel com fotos;
- Com um cordão, bem resistente e alguns ganchos você amarra uma ponta do cordão na parte de trás das molduras e a outra ponta, amarrar ao gancho;
- Por fim, pendure esses ganchos na barra que foi instalada e está pronto! É como se fosse um varal de fotos.
Para esse tipo de painel, vale manter a mesma paleta de cores entre as fotos/imagens e molduras, com o objetivo de deixar tudo mais harmônico. É importante pendurar os quadros em alturas diferentes uns dos outros, para isso, basta encurtar o cordão em alguns quadros e soltar mais em outros.
Diferentes tipos de painéis e onde encontrar o seu:
Vale ressaltar que essas 3 dicas podem ser adaptadas e usadas de diferentes formas e ao substituir o design das molduras, material usado nas instalações e temática das fotografias, é possível trazer diferentes estilos, como:
- Industrial;
- Contemporâneo;
- Minimalista;
- Orgânico e outros.
Independente do resultado final, o importante é que você terá um painel com fotos únicas e exclusivas para transformar a decoração do seu espaço, seja ele qual for.
Para criar esse conjunto,, a dica bônus é acessar o site da Go Quadros, para encontrar diferentes coleçõesque vão ajudar a compor o seu painel. Além disso, no site, você consegue escolher o tamanho das peças, incluindo o tipo de moldura, a cor e o acabamento. Se você gostou desse conteúdo e quiser mais informações sobre esse tema, acompanhe o nosso blog e fique por dentro de mais dicas de decoração.