Quadros decorativos
|

Composição de quadros para cozinha: como montar seu kit

Existe uma infinidade de modelos, cores, tipos, temas de quadros que podem ser usados para compor a decoração da sua cozinha. Dependendo do estilo da decoração do ambiente, você pode investir em quadros menores ou maiores, mais minimalistas ou com uma pegada mais extravagante. Independente da sua escolha, uma coisa é certa: apostar em quadros é um inteligente artifício para trazer mais vida para o local ou até mesmo, mais equilíbrio.

Pensando nas possibilidades de decoração, a Go Quadros separou algumas dicas para te ajudar a montar o seu kit de quadros decorativos para a cozinha. Confira todas as informações:

Quadros na cozinha: como compor?

Veja a seguir alguns pontos e dicas que você pode levar em consideração para te ajudar a compor a decoração da sua cozinha, pensando em design, posição, espaço entre outros: 

●     Altura:

Geralmente, ao se pendurar quadros nas paredes, é interessante que eles fiquem à altura dos olhos, evitando que as pessoas precisem ficar se inclinando ou agachando para olhar o quadro, porém, isso pode variar. 

Você também pode separar seus quadros e colocá-los apoiados em balcões ou prateleiras, o importante é entender o seu espaço, qual estética você almeja para a sua cozinha e o tamanho dos seus quadros.

●     Espaço:

Vale pensar no espaço disponível para os quadros. Se você mora em uma casa no qual a cozinha não é muito grande e você já faz uso das paredes para organizar e otimizar o seu ambiente, não adianta escolher quadros grandes, além de ficar desproporcional em relação ao tamanho da cozinha, também não haverá um espaço correto para instalar a sua composição de quadros

Então, a dica é: leve em consideração o espaço disponível que você tem na sua cozinha e a partir disso, fica mais fácil escolher quais quadros irão agregar a sua decoração.

●     Molduras:

Pensando no design, vale investir tempo pensando em quais molduras conversam melhor com a cozinha. Além de trazerem uma nova cara para o ambiente, as molduras também ocupam um espaço e tudo isso precisa ser levado em consideração.

Para cozinhas mais sóbrias e minimalistas, opte por molduras lisas, simples e de uma cor só, como: pretas, brancas ou tons de madeira. Agora, se a sua cozinha foi um lugar que esbanja personalidade, escolha molduras de gesso, ornamentadas ou de bronze.

●     Posição

Se a sua cozinha tem bastante espaço, e você quer destacar uma parede ou um setor específico do ambiente, você pode seguir por dois caminhos: escolha um quadro médio ou grande e centralize ele na parede; uma outra opção é selecionar vários quadros menores, porém, posicioná-los de forma delimitada na área que deseja destacar, para que visualmente, ele passe a impressão de ser uma coisa só.

Caso a intenção seja criar uma composição mais caótica e propositalmente desarrumada, você pode instalar quadros menores em alturas diferentes e de forma mais espaçada ou intercalar algumas peças penduradas na parede e outras simplesmente apoiadas em algum balcão, armário ou prateleira.

●     Proporção:

Existe uma regra bem básica quando falamos de usar quadros como itens de decoração de qualquer ambiente e isso inclui a cozinha também: espaços mais amplos permitem e até pedem quadros maiores, enquanto espaços menores, precisam de quadros menores e podem até mesmo ficarem mais juntinhos.

A ideia é seguir as proporções. Com peças maiores em espaços proporcionalmente amplos, permitem que os quadros sejam vistos de longe, e valorizam o espaço, já as peças menores, quando instaladas corretamente em espaços proporcionais, trazem um ar de aconchego, ressaltando a decoração do lugar.

Alguns cuidados importantes:

Para ter os quadros na cozinha é importante criar uma rotina de cuidados com essas peças, afinal, a cozinha é um ambiente que pode ter gordura, sujeira, umidade e tudo isso, pode danificar os quadros. Pensando nisso, separamos algumas dicas para manter seus quadros sempre limpos e conservados:

  • As molduras certas: dê preferência para molduras com vidro. Além de proteger as peças, também irá facilitar na hora de realizar a limpeza;
  • Para espaços pequenos: mas se a cozinha for pequena, além de optar por quadros menores, como já mencionamos na parte sobre “Proporções”, elimine as molduras ou escolha alguma menor e simples, assim, você ganha mais espaço e a sensação visual é de o ambiente é um pouco maior do que parece. (nesses casos, tente deixar os quadros longe das áreas que fazem mais sujeira, tenham mais umidade ou gordura, já que as peças não terão a proteção das molduras de vidro);
  • Planeje a disposição: se você escolher pendurar os quadros nas paredes, planeje e faça marcações dos lugares em que eles ficarão posicionados. Fazendo isso, além de você evitar de danificar a parede fazendo um monte de furos sem sentido, também, já tem uma noção de como ficará a sua composição e se precisar alterar alguma peça ou trocar de lugar, fica bem mais fácil.

Criando sua composição:

Agora que você já sabe o que é importante levar em consideração antes de criar a sua composição e instalar seus quadros nas paredes da cozinha, veja o passo a passo de como montar um kit com quadros, com temáticas que funcionam muito bem para esse ambiente e com a Go Quadros.

  1. No site você tem diversas formas de achar os quadros ideais para a sua cozinha, mas uma forma prática é navegar por “categorias”. Aqui, vamos de “Foods, drinks e coffee”;
  2. Nessa seção, você irá achar várias opções com esse tema. Ache um ou mais quadros que você acredita combinar com a sua decoração, como os: Fruta Abacaxi Preto e Fundo Branco e o Abacaxi Escandinavo Com Textura. As suas peças são bem parecidas, têm um mesmo tema, porém, cores diferentes que podem resultar em um contraste estiloso para a cozinha: um é preto e branco e o outro é colorido e texturizado;
  3. Para todas as peças da Go Quadros, você consegue escolher o tamanho (pequeno, médio, grande ou gigante); qual o tipo de moldura (caixa, filete ou chanfrada); ver detalhes de cada acabamento; a cor da moldura (preto, branca, imbuia ou frejó) e se você quer com vidro ou sem;
  4. Quer outros temas? Tem um monte! Afinal, não é porque as peças são para a cozinha que obrigatoriamente os quadros precisam sempre seguir o tema de comidas e bebidas. Saia do tradicional e veja muitas opções em outras categorias, como:
  5. Florais
  6. Estilo escandinavo
  7. Geométricos
  8. Minimalistas
  9. Tipografias

Gostou desse conteúdo? Esperamos que sim! Se quiser mais conteúdos como este, acompanhe o nosso bloge fique por dentro de mais dicas de decoração para a sua casa.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *